Cruzamentos

terça-feira, abril 17, 2007

Show time

Guy Debord, La Société du Spectacle (fotogramas), 1973, p/b, 35 mm, 90 min.

A recente disponibilização, para exibição pública, da obra cinematográfica do teórico francês Guy Debord (1931-1994), tem vindo a gerar ciclos de cinema, exposições e conferências por todo o mundo. No passado fim-de-semana foi a vez da Culturgest de Lisboa. No Museum Tinguely, em Basileia, iniciou-se (de 4 de Abril a 5 de Agosto) uma exposição sobre a Internacional Situacionista, grupo de que Debord fez parte. É possível encontrar, "online", diversos textos importantes e/ou didácticos sobre o assunto:

  • No nº 115 da revista October (MIT), mediante registo (e, eventualmente, assinatura ou Pay Per Article).
  • Na Artforum, mediante registo.
  • No site austríaco Medienkunstnetz.

  • Muitos textos da Internacional Situacionista têm versão cibernética: no Infokiosques, em du mauvais côté, na Situationist International Text Library e no site situationist international online. Muito material na UbuWeb, nomeadamente vários filmes de Debord, em "reprodução" vídeo. Os filmes também se podem encontrar no site Acte-Gratuit.

    Na sequência da aula sobre o dodecafonismo, apresento o Matrix Generator, referido na última aula (16/4): ideal para brincar aos compositores seriais e/ou para as mentes mais matemáticas.
    Outra brincadeira divertida, musical e matemática: o programa Chord Geometries, de Dmitri Tymoczko.

    Não esquecer a história do duchampiano urinol, acessível numa entrada anterior.

    Etiquetas: , , , , , , , , , ,


    Powered by Blogger